QES – Queen Elizabeth's School

Fundação Denise Lester - Queen Elizabeth's School

"Look up, you always find a star in your life" - Margaret Denise Eileen Lester, O.B.E.

Dra. Maria da Conceição de Oliveira Martins

DRA. MARIA DA CONCEIÇÃO DA COSTA MOREIRA DE OLIVEIRA MARTINS, nasceu na freguesia de Alvalade, Lisboa, a 11/9/1967. Foi aluna da Queen Elizabeth’s School entre 1971 e 1976. É Licenciada em Direito (janeiro de 1991; Universidade Clássica de Lisboa), Pós-graduada em Estudos Europeus na Dominante Jurídica (1992; Universidade Católica Portuguesa), Mestre em Direito na área das Ciências Jurídico-Económicas com a dissertação intitulada “O Regime Jurídico e Fiscal das Fundações em Portugal numa perspetiva comparada a nível Europeu”(1999; Universidade Clássica de Lisboa), realizou o Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (2009, Instituto Nacional de Administração, I.P.), curso acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/ACC-45449/06); frequentou o Curso de Especialização de Pós-Licenciatura/Pós-Graduação em Administração Escolar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em 2011. Em março de 2014 frequentou o curso de Direito Fundacional Público – Nova Lei-Quadro das Fundações, promovido pelo Instituto de Ciências Juridico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Tem o Diploma do “First Certificate in English” (1984; Universidade de Cambridge), o Diploma do “Teaching Knowledge Test” – TKT (janeiro de 2008; Universidade de Cambridge) – Módulo 1: Language and background to language learning and teaching, Módulo 2: Lesson planning and use of resourses for language teaching e Módulo 3: Managing the teaching and learning process, foi bolseira de uma Ação de Formação Contínua do Programa Setorial Comenius para a realização do Curso “CLIL3b 2008: Linguistic Immersion Course in English for Bilingual Teachers” (agosto de 2008; Norwich Institute for Language Education); realizou o curso Comenius BE-2008-099-001, “Effective Continuing Professional Development”, organizado pela Vlaams Secretariaat van hen Katholiek Onderwijs, sediada em Bruxelas (2008); participou no curso “Quality Criteria in CLIL Materials”, que teve lugar em Eistatt, Alemanha,  organizado pela Universidade de Verão da Lapónia, em 2009.

Experiência profissional

Advogada inscrita no Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados em Janeiro de 1993; Formadora do Módulo de Prática Processual Fiscal (Direito Tributário) do Curso de Estágio da Ordem dos Advogados Portugueses (1991/1992); Consultora assistente do Departamento Fiscal da empresa multinacional Arthur Andersen & Co (1992/1993); Docente da disciplina de Fiscalidade, sob a orientação do Prof. Doutor Rogério Fernandes Ferreira, no Curso de Gestão de Empresas Turístico-Hoteleiras do Instituto Superior de Novas Profissões (1992/1993); Vogal do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester desde 1992, proprietária do estabelecimento de ensino “Queen Elizabeth’s School”, cuja designação foi homologada por despacho de 14-04-92 de Sua Excelência o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário  do Ministério da Educação; Diretora dos Serviços Administrativos da “Queen Elizabeth’s School” (1995-1999), Diretora dos Serviços Administrativo-Financeiros da “Queen Elizabeth’s School” (1999-2002). A partir de 2002 exerce este cargo em acumulação com a designação de Membro da Direção Pedagógica Colegial da “Queen Elizabeth’s School”, esta última nomeação por despacho de 23 de Outubro de 2002 da Direção Regional de Educação de Lisboa, a qual consta do alvará nº. 723 do estabelecimento de ensino “Queen Elizabeth’s School”.

Coordenadora geral de duas parcerias multilaterais entre escolas europeias no âmbito do Programa Setorial Comenius com a duração, respetivamente, de dois anos letivos (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida), entre setembro de 2010 a setembro de 2012 e três anos letivos (Programa Sócrates), de setembro de 1999 a junho de 2002. Coordenadora de redação do Livro “Queen Elizabeth’s School – Espírito e Cultura de Escola”, da autoria da Fundação Denise Lester, editado pela Verbo em dezembro de 2006, com o ISBN-10:989-20-0403-5.

Admitida como Dama da Ordem Soberana e Militar de Malta em novembro de 2004, foi nomeada em dezembro de 2012 como Membro do Gabinete do Presidente da Assembleia Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem Soberana e Militar de Malta e voluntária das obras sociais dessa Assembleia, sendo desde dezembro de 2012 responsável pelo Movimento de Apoio ao Lar de Idosas de Carnide, Confraria de São Vicente de Paulo, em Lisboa.

Em abril de 2013 foi eleita Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester. Em 9 de abril de 2015 foi homologada como representante legal do estabelecimento de ensino Queen Elizabeth’s School perante o Ministério da Educação e Ciência.

Ações desenvolvidas a nível do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester:

Responsável durante o ano de 2012, pela adaptação da Fundação Denise Lester ao novo regime jurídico estabelecido pela Lei-Quadro das Fundações, nomeadamente por toda a informação solicitada no âmbito do “Censo às Fundações”, redação dos novos Estatutos da Fundação Denise Lester e informação disponível no sítio da Fundação na internet.

Ações desenvolvidas a nível da Direção da Queen Elizabeth’s School (QES):

  • Diretora dos Serviços Administrativos desde 1995, responsável pela área de Recursos Humanos. Representação da Escola em diversos eventos culturais, sociais e projetos a nível nacional e internacional.
  • Uma das responsáveis pela implementação dos Young Learners English Tests da Universidade de Cambridge em 1998, e pela designação da QES como Member of the British Council Addvantage Partnership Programme em 2011.
  • Diretora dos Serviços Financeiros desde 1999, em acumulação com a área de Recursos Humanos, coadjuvada por um Técnico Oficial de Contas e um Revisor Oficial de Contas.
  • Animadora do projeto “Melhorar a Qualidade” que nasceu de uma parceria estabelecida em outubro de 2000, entre a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), da qual esta Escola é membro associado, e uma empresa de Formação em Serviços de Gestão e Qualidade, Lda. (QUAL). Este projecto consistiu na realização de uma auto-avaliação à Queen Elizabeth’s School de acordo com o modelo de excelência da European Foundation for Quality Management  (EFQM), devidamente adaptado ao contexto educativo.
  • Coordenadora de uma Parceria Multilateral entre Escolas Europeias sob a temática da cidadania europeia, denominado “European Citizens of Tomorow”, no âmbito do Programa Sócrates Comenius, Ação I, com a duração de três anos letivos (de setembro de 1999 a junho de 2002), financiado pelo Programa Comunitário Sócrates.
  • Responsável pela criação da anterior (2003) e da atual (2013) página da internet da Queen Elizabeth’s School e autora principal dos seus conteúdos.
  • Coordenadora de pesquisa e de redação do Livro “Queen Elizabeth’s School – Espírito e Cultura de Escola”, da autoria da Fundação Denise Lester, editado pela Verbo em dezembro de 2006, com o ISBN-10:989-20-0403-5.
  • Responsável pela implementação dos exames Integrated Skills in English do Trinity College London em 2009, e pela designação da QES como Centro de Exames do Trinity College de Londres.
  • Coordenadora de outra Parceria Multilateral entre Escolas Europeias onde foi desenvolvido o Projeto FLY (Fun Learning for Youngsters), financiado pelo Programa Setorial Comenius,  com a duração de dois anos letivos (de setembro de 2010 a setembro de 2012), cujo objetivo principal foi aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem e a subsequente melhoria do seu aproveitamento escolar através da utilização e intercâmbio de novas metodologias de ensino, principalmente no ensino precoce de línguas. Responsável pela criação da página de internet do Projeto FLY e respetivos conteúdos (www.flyproject.org).
  • Foi convidada em janeiro de 2013 pela Vlaams Secretariaat van het Katholiek Onderwijs – Departamento de Relações Internacionais e de Formação Contínua da Educação Católica na Flandres – para representar a Queen Elizabeth’s School numa parceira educativa a criar com vista à constituição de um consórcio internacional na área da formação contínua de Professores e liderança escolar, tendo como objetivo principal a preparação de um Quadro Conceptual Comum de Referência com princípios que evidenciassem boas práticas pedagógicas comprovadas por Centros de Investigação e Instituições de Ensino Superior ligadas à educação, mediante o acompanhamento de estudo de casos em Escolas Piloto  (tendo sido a Queen Elizabeth’s School indicada para ser uma dessas escolas) e Centros de Formação Profissional de Professores, visando a excelência na qualidade do ensino desde o pré-escolar até ao ensino universitário.
  • Participação na visita preparatória para a elaboração da candidatura a uma Parceria Multilateral Comenius denominada Evidence Infomed Teaching and Learning through Professional Learning Communities / “EVIDENT”, apresentada, em janeiro de 2013, à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA) da Comissão Europeia, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, tendo-se deslocado a Ostend, na Bélgica, com esse propósito, em representação da Direção Colegial da Queen Elizabeth’s School, tendo em vista o financiamento do referido consórcio, o qual não se concretizou dado o nível elevado de competitividade na aprovação das candidaturas, cuja taxa de sucesso foi apenas de 12%.
  • Responsável pela implementação progressiva e gradual no currículo da Queen Elizabeth’s School do Programa Educativo Internacional CAMBRIDGE PRIMARY e pela aprovação da Queen Elizabeth’s School pela Universidade de Cambridge como Cambridge International School  e Cambridge Primary School, em 2013.
  • Responsável pela introdução na Queen Elizabeth’s School do exame de Artes Performativas “Trinity Stars: Young Performers in English Award” (Stage I, Stage II e Stage III), em junho de 2014.
  • Com o apoio dos dois outros membros da Direção e em parceria com a empresa Foco Musical, a qual é membro da Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM)-líder mundial na área de avaliações e de exames de Música, tomou a iniciativa de propor os alunos da Queen Elizabeth’s School de iniciação à aprendizagem de um instrumento musical, a um exame de música reconhecido internacionalmente.
  • Em trabalho de equipa com os restantes membros da Direção e com os professores de inglês da Queen Elizabeth’s School conseguiu, em julho de 2015, que fosse atribuído a este estabelecimento de ensino a denominação “Cambridge English Exam Preparation Centre”.
  • Com a colaboração dos dois outros membros da Direção e o apoio dos professores de inglês da Queen Elizabeth’s School preparou o acolhimento de dois eventos, nesta Escola, na área da formação de professores, um organizado pelo Cambridge International Examinations, denominado “Introductory Cambridge Primary professional development course” que decorreu em fevereiro de 2014; e um outro pelo Trinity College London, com a temática “Integrated Skills in English revised (Exames ISE) e sessões académicas sobre Cooperative learning using Dictogloss”, apresentado por James Easton, que decorreu em outubro de 2015.
  • Responsável pela abertura do Clube de Mandarim como atividade extra para os alunos da QES, em dezembro de 2015.


Das Ações de Formação que frequentou são de salientar:

  • “ECNAIS Conference 2007: Parents in independent schools, why do we need each other?”, organizada pelo European Council of National Associations of Independent Schools, que teve lugar em Budapest de 19 a 21 de abril de 2007;
  • NILE CLIL conference “The Best of Both Worlds? International Perspectives on CLIL”, que teve lugar na Universidade de East Anglia, Norwich, UK, em 2008;
  • “CLIL International Conference, In Pursuit of Excellence”, organizada pelas Universidades de Eichstatt (Alemanha) e Jyvaskyla (Finlândia), em conjunto com o CLIL Cascade Network (CCN, patrocinado pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia), em 2010;
  • “School Leadership for the 21st Century”, com a participação de Fred Brown (Consultor Educacional), organizada pelo National Association of Elementary School Principals, e pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), em 2010;
  • “ECNAIS Conference 2010: Quality and Evaluation of Independent Schools”, organizada pelo European Council of National Associations of Independent Schools, que teve lugar em Helsínquia, Finlândia, de 14 a 17 de abril de 2010;
  • “10th International Confederation of Principals (ICP) World Convention in Toronto – Leading Student Achievement: An International Odyssey”, que teve lugar em Ontário, organizada pelo “Ontario Principals’ Council (OPC)”, em parceria com: “The Catholic Principals’ Council of Ontario (CPCO)”, “l’Association des Directions et Directions Adjointes des Écoles Franco-Ontariennes (ADFO)” e o respetivo Ministério da Educação de Ontário, em agosto de 2011;
  • “Conferência Anual da ECIS (European Council of International Schools)”, com o tema “Courageous Leadership”, que teve lugar em Lisboa, de 16 a 20 de novembro de 2011;
  • “CLIL 2012 International Conference: From practice to visions”, que decorreu na Universidade de Utrecht em abril de 2012, organizada pela “European Platform”, pela Rede de Escolas Bilingues Holandesas, pela CLIL Cascade Network e por um consórcio de peritos Holandeses do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Utrecht, da Universidade de Leiden e da Universidade de Ciências Aplicadas em Amsterdão.
  • Participou na International Conference on Social Literacy, realizada no dia 16 de Janeiro de 2014, no Palácio Nacional de Mafra, organizada pelo Instituto Luso-Ilírico para o Desenvolvimento Humano e pela Universidade Católica Portuguesa.
  • Cambridge Schools Conference, UK, 2014, subordinada ao tema “Inspiring teaching, inspiring learning” que decorreu nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2014 no Homerton College, Cambridge, UK.
  • Conferência “Ensino Bilingue Precoce/CLIL em Inglês no 1º CEB – uma realidade em construção em Portugal”, organizada pela Direção-Geral de Educação, que decorreu na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, no dia 18 de abril de 2015.

 

 

 

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