QES – Queen Elizabeth's School

Fundação Denise Lester - Queen Elizabeth's School

"Look up, you always find a star in your life" - Margaret Denise Eileen Lester, O.B.E.

Projecto da Qualidade

O Q.E.S. aderiu a um projecto que nasceu de uma parceria estabelecida entre a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) da qual o Colégio é membro associado e uma empresa de Formação em Serviços de Gestão da Qualidade, Lda. (QUAL); consistiu na realização de uma auto-avaliação à nossa escola de acordo com o modelo de excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM), devidamente adaptado ao contexto do ensino.

Este modelo foi seleccionado por constituir um referencial testado e validado a nível europeu para o diagnóstico e avaliação do grau de excelência alcançado pelas organizações que o adoptaram, o qual assenta em nove critérios de avaliação.

Com a realização desta auto-avaliação visou-se estimular a melhoria contínua, a partilha de conhecimentos, boas práticas, a identificação e introdução de planos de melhoria.

Neste contexto particular, a qualidade prende-se com a forma como o processo de ensino-aprendizagem decorre; o qual se traduz no resultado de uma combinação de factores relativos às características e preparação dos alunos e professores, à natureza dos programas de estudo e métodos de ensino, à relação existente entre investigação e ensino, ao clima institucional das relações humanas.

Obter qualidade significa olhar para o presente como um processo de ajustamento, desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuos. Visa optimizar meios e competências na melhoria do desempenho da Escola a nível do rendimento escolar dos alunos e da utilização eficiente dos recursos pedagógicos, humanos e materiais.

Comentários estão fechados