QES – Queen Elizabeth's School

Fundação Denise Lester - Queen Elizabeth's School

"Look up, you always find a star in your life" - Margaret Denise Eileen Lester, O.B.E.

Historial

Os primeiros anos do Colégio

3 de novembro de 1935

Depois de trabalhar durante algum tempo como professora de inglês numa casa particular, Miss Denise Lester vê chegada a oportunidade de abrir a sua própria escola. É fortunato abecassisentão fundada a Queen Elizabeth’s School na Rua Saraiva de Carvalho, com apenas 6 alunos, na casa dos Srs. Fortunato e Sofia Abecassis. Em paralelo com o Ensino Oficial português, as crianças têm a oportunidade de aprender inglês e ganhar uma base de formação inglesa, sem perderem em nada as suas características nacionais.

Os primeiros alunos

 

1938

A Escola muda as suas instalações para a Travessa do Moinho de Vento.

1940

Turma de 1940

Nova mudança de instalações, desta feita para a Rua da Quintinha. Quando teve início a Segunda Guerra Mundial, a Escola tinha 36 alunos, número que aumentou consideravelmente nos dois anos seguintes. No entanto, em 1941, altura em que parecia quase iminente a invasão de Portugal pela Alemanha, o número de inscritos desceu de 74 para 49. Miss Lester sempre recusou a possibilidade de encerrar o Colégio, e durante algum tempo chegou mesmo a trabalhar quatro horas por noite no Instituto Britânico para fazer face às despesas do Colégio.

1940/45

alunos 1940-1945

Durante o período de guerra, a Escola ajudou a angariar fundos para instituições de caridade; admitiu, em condições especiais, crianças refugiadas de países ocupados; serviu de base ao Serviço Voluntário Feminino para um centro social de ajuda aos refugiados; e organizou uma série de conferências a pedido de Embaixadores de Países Aliados que tiveram lugar no Colégio. Entre 1935 e 1945, chegaram a frequentar a Escola crianças de 27 nacionalidades diferentes.

Os alunos desta escola subscreveram 8 certificados de dívida pública para 4 crianças na Inglaterra cujos pais morreram na batalha da Grã-Bretanha e em 1943 deram um barco de borracha à R.A.F. (Royal Air Force).

Abril de 1943

diploma cruz vermelha

Miss Denise Lester é condecorada pela Cruz Vermelha Portuguesa, com a Cruz Vermelha de Dedicação, como reconhecimento e agradecimento pelo apoio e ajuda prestados em todas as iniciativas realizadas a favor da obra desta instituição.

 1946

instituto britânico 1instituto britânico 2Graças ao processo de crescimento sustentado que marcou a sua primeira década de existência, a Escola é já nesta altura capaz de garantir a sua sustentabilidade financeira, pelo que é posto termo ao subsídio de que até aí beneficiava do British Council. Ao longo dos anos, o Colégio e esta Instituição continuam, no entanto, a manter excelentes relações de amizade e cooperação.

noticia 201947

Miss Denise Lester recebe a sua condecoração de M.B.E. (Member of the British Empire), atribuída pelo Rei Jorge VI.

6 de outubro de 1952

carta rainha sir nigel ronald

inauguração escola 1

Quando, em setembro de 1949, o Governo português emitiu uma lei proibindo a educação conjunta para ambos os sexos, Miss Lester foi forçada a considerar uma nova mudança de instalações. Graças a um generoso donativo do Governo Inglês, atribuido a título pessoal a Miss Lester no valor de  £6.650, o qual lhe permitiu contrair um empréstimo da Mundial para construir as atuais instalações. Foram adquiridos os terrenos e a primeira pedra do novo edifício foi lançada em agosto de 1951. Finalmente, em outubro do ano seguinte, foi oficialmente inaugurado o atual edifício da Escola, na Rua Filipe Magalhães, numa cerimónia presidida pelo Senhor Professor Doutor Pires de Lima, Ministro da Educação (que cortou a fita), e por Sua Excelência Sir Nigel Ronald (K.C.J.M.G, Knight Commander of the Order of St. Michael and St. George), Embaixador Britânico em Portugal, o qual foi portador para a ocasião de uma mensagem de Sua Majestade a Rainha Isabel II.

1960

25 aniversario 2

A Escola celebra o seu 25º Aniversário. Sir David Eccles, Ministro da Educação da Grã-Bretanha, desloca-se a Lisboa para assistir às comemorações (que têm lugar só em abril de 1961), que incluem uma missa, uma encenação teatral da peça «The Alliance and the Manin the Street» um cocktail e um jantar no antigo Hotel Aviz.

Nas comemorações marcam também presença o Senhor Prof. Francisco Leite Pinto, Ministro da Educação, Lord e Lady Salisbury e Sir Anthony Ross, Embaixador da Grã-Bretanha em Portugal.

 

Constituição da Fundação Denise Lester

“Dr. João Judice Vasconcellos helped to draw up the Statues, which were discussed by Sir Anthony Ross and Dr. Prof. Marcello Caetano. Points of interest are that it must always (1) be a British School for Portuguese children, (2) have 5% (never more) handicapped children, preference given to the blind, (3) six English teachers, (4) the right to fly both flags and sing both National Anthems on appropriate occasions, (5) Miss Lester is “usfructuary” during her lifetime. The Foundation was officially recognized in 1965.”

 in Queen Elizabeth’s School 1935-1973 a Comemorative Souvenir Brochure, 1973:25

Abril de 1964

25 aniversario 4Miss Denise Lester teve de ser submetida a uma intervenção cirúrgica para lhe amputarem ambas as pernas. Nesta altura, Miss Lester tinha já passado por cerca de 30 operações de maior ou menor dimensão, devido ao problema grave e raro de circulação de que padecia, e corria sérios riscos de vida. Nesse sentido, e depois de consultados a Embaixada e o Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânicos, o British Council e as Autoridades Portuguesas, foi decidido criar a Fundação Denise Lester para assegurar a devida continuidade do Colégio. O Dr. João Júdice Vasconcelos ajudou a redigir os Estatutos que foram discutidos pelo Embaixador da Grã-Bretanha em Portugal, Sir Anthony Ross, e pelo Prof. Marcelo Caetano. Nestes, ficou definido que o Queen Elizabeth’s School seria sempre uma Escola britânica para crianças portuguesas, e teria o privilégio de içar ambas as bandeiras e cantar ambos os hinos nacionais em ocasiões solenes.

Miss Denise Lester e Prof. Doutor Marcelo Caetano

15 de fevereiro de 1965

Foi oficialmente reconhecida nesta data a Fundação Denise Lester para dar continuidade à sua obra. O primeiro Conselho de Administração da Fundação Denise Lester foi constituído por Miss Denise Lester, na qualidade de Presidente, pelo Senhor Professor Doutor Marcello José das Neves Alves Caetano, pelo Senhor Dr. Eduardo Correia de Barros, pela Senhora Dona Lúcia de Sttau Monteiro e pela Mrs. Anne Brockhurst Leacock M.B.E.. De acordo com o artigo 7º dos Estatutos, foi designada para o cargo de Secretária Geral da Fundação a Exma. Senhora Dra. Dona Maria Teresa Monteiro Beckert d’Assumpção.

1970

A Escola celebra o seu 35º Aniversário. Para assinalar 35 anos de existência, o Colégio organiza um cocktail que conta com mais de 300 convidados, portugueses e ingleses, incluindo o então Presidente do Conselho, Prof. Marcelo Caetano, o Ministro da Educação Senhor Prof. Doutor Veiga Simão, o Ministro da Saúde, o Secretário de Estado da Previdência, o Embaixador da Grã-Bretanha e o Cônsul-Geral britânico.

1971

Miss Denise Lester é distinguida pelo Presidente da República Almirante Américo Thomaz com o grau de Oficial da Ordem de Instrução Pública. A cerimónia de imposição das insígnias foi conduzida pelo Ministro da Educação, Prof. Veiga Simão.

noticia 18

Janeiro/fevereiro de 1972

25 aniversario 16

Miss Denise Lester é distinguida por Sua Majestade a Rainha Isabel II com o grau de O.B.E. (Oficial da Ordem do Império Britânico). Miss Denise Lester desloca-se a Londres para receber a condecoração das mãos de Sua Majestade. É também nomeada membro honorário pela «Anglo-Portuguese Society».

 

1972

artigo anglo-portuguese news

Miss Denise Lester visita Angola e Moçambique a convite do Ministério do Ultramar. Redige reportagens sobre as suas viagens, que são publicadas em jornais da época.

 

1973

600 anos aliança anglo-portuguesaCelebram-se os 600 anos da Aliança Anglo-Portuguesa. O Queen Elizabeth’s School participa nas comemorações oficiais com a reposição da peça «The Alliance and the Man in the Street» (encenada anteriormente pelos alunos do Q.E.S. nos 25 anos do Colégio), levada a cena no Teatro Monumental.

1982

Após mais de 40 anos dirigindo os destinos do Queen Elizabeth’s School, Miss Denise Lester morre no dia 18 de junho, com 73 anos de idade, vítima da doença que a perseguiu durante praticamente toda a vida. Depois da sua morte, a Escola continuou a honrar os ideais que sempre haviam sido preconizados por Miss Lester, mas no decorrer da década de 80 foram introduzidas algumas alterações no currículo do Colégio, nomeadamente conferindo maior ênfase às atividades das áreas de expressão (Dramática, Plástica, Musical e Física) e atividades de Tempos Livres. A fé, coragem e força de Miss Lester são um exemplo de vida para todos os que a conheceram, uma fonte de inspiração e um legado que jamais será esquecido por todos os que aqui estudaram. É lembrada com estima por todos os que continuam o seu trabalho e preconizam os seus ideais, sendo o poema “IF” de Rudyard Kipling, o seu preferido.

 IF+SE

Extratos da carta de Denise Lester dirigida ao Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, em 27/04/1969

“Não deverá nunca esquecer-se que esta escola foi criada como uma Escola Britânica para crianças portuguesas (…) tendo o ensino da língua inglesa como tal, sido sempre secundário. Este último objectivo será atingido pelas crianças, de acordo com a sua capacidade para as línguas (…) O patriotismo em relação a Portugal (ou, se estrangeiros, em relação aos seus países específicos) é sempre inculcado através dos ensinamentos morais de lealdade à família, ao lar, à turma, à escola, aos amigos, à cidade natal e ao país.

O amor pela Inglaterra é introduzido pela amizade de facto que existe há séculos e que não foi forjada pelos políticos, mas estabelecida pelo respeito mútuo e pelos costumes comuns a ambos os países e consagrados nas respectivas literaturas, histórias e canções, e consolidados nas batalhas combatidas em conjunto, sob a bandeira e o pregão de S. Jorge. Também para isto contribuem as boas maneiras de ambos os lados e o direito de se terem opiniões diferentes (sem querelas). A amizade começa quando se é jovem e permanece pela vida fora e o mesmo acontece ao senso comum e à compreensão recíproca. É isto que explica a existência das duas canções da escola: “Há rapazes e raparigas no outro lado do mar” e “Minha terra natal, a ti eu sirvo”. (…)

Sangue novo e novas ideias serão excelentes a longo prazo, mas não quebrem algumas tradições que instruímos (…) Boa sorte para a Fundação Denise Lester. Que Deus abençoe todos os esforços dos que continuarem este trabalho (…) Que o Sagrado Coração e o Espírito Santo vos guardem e inspirem, tal como frequentemente me ajudaram a mim.”

1982

fotoDrOliveiraMartins

Assume a Presidência do Conselho de Administração o SR. DR. JOAQUIM PEDRO BENTHEIM DE NORONHA MORAES PINTO DE OLIVEIRA MARTINS.

Nasceu na freguesia de Santa Isabel, Lisboa, a 19/02/1930. Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, em julho de 1954, exercendo a advocacia desde 1956, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, desde o falecimento da fundadora, Miss Denise Eileen Lester, em 1982, vogal do Conselho de Administração desde 1976, quando se deu a primeira alteração formal de membros do Conselho de Administração. por despacho de 7 de outubro de 1976, aprovada por  Sua Excelência o Ministro da Educação e Investigação Científica, Senhor Doutor Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia. Ocupou o lugar do Sr. Professor Doutor Marcello Caetano, vogal do mesmo Conselho, quando este foi para o exílio no Brasil, tendo começado a colaborar com os seus préstimos à Fundação Denise Lester desde a saída do Sr. Professor Doutor Marcello Caetano, em finais de abril de 1974. Cavaleiro de Graça e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta, admitido na Ordem em 1985, Presidente do Conselho Fiscal da Assembleia Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem de Malta (nos mandatos de 1997/1999, 2000/2002) e seu Consultor Jurídico, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Frei Manuel Pinto da Fonseca e seu Consultor Jurídico (durante estes dois mandatos), Presidente do Conselho de Curadores daquela Fundação (por delegação e em representação de S. A. R. o Senhor Dom Miguel de Bragança, Duque de Viseu), Cavaleiro da Ordem de São Maurício e São Lázaro (da Casa de Sabóia), Cavaleiro de Jure Sanguinis da Ordem Constantiniana de São Jorge, Membro da Real Irmandade de Nossa Sra. da Conceição de Lamego, Presidente do Conselho Geral e da Mesa da Assembleia Geral do Centro Desportivo Católico de Portugal (associação desportiva de apostolado católico de que foi um dos fundadores e seu Presidente de Direção), sócio e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Albergues Noturnos de Lisboa, membro do Conselho de Administração do AMADE Portugal (Association Mondiale des Amis de l’Enfance), tenente miliciano do Serviço de Administração Militar do Exercito Português, Presidente da Direção da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e membro da sua Junta de Delegados, aluno do Liceu Passos Manuel e da Queen Elizabeth’s School.

capa livro star1985

Celebram-se os 50 anos do Queen Elizabeth’s School. Numa iniciativa do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, e como forma de homenagem à fundadora do Colégio, é publicada a autobiografia de Miss Lester, «Look Up – There’s Always A Star».

1987

visita principes gales

Suas Altezas Reais os Príncipes de Gales, Carlos e Diana, visitam o Queen Elizabeth’s School, onde são recebidos com a entoação do hino do Colégio, visitam o mesmo e convivem informalmente com os seus alunos.

1988

Dois alunos do Q.E.S. – José Manuel Rafael Costa Luz (Prémio de Prata) e Francisco José Caseiro Rodrigues Prata (Prémio de Bronze) – são premiados no Japão no âmbito de um concurso promovido pelas Nações Unidas a nível mundial, realizado a propósito do «International Year of Shelter for the Homeless». O concurso consistia na elaboração de trabalhos artísticos sobre a temática das condições de habitação e modos de vida de cada criança, visando uma reflexão sobre ações que se poderão desenvolver para promover a melhoria das condições de vida no planeta no futuro próximo. Participaram no concurso crianças oriundas de mais de 40 países.

1995

conselho administração e embaixador reino unidoO Queen Elizabeth’s School celebra o seu 60º aniversário. Os Pais dos alunos foram convidados para um cocktail, no qual estiveram presentes o Secretário de Estado de Ação Educativa Sr. Dr. Guilherme de Oliveira Martins (na fotografia, à esquerda), o Embaixador do Reino Unido, Sir Roger Westbrook (à direita) e o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, Sr. Dr. Joaquim Pedro de Oliveira Martins (ao centro).

1998

o pequeno cidadão festeja a europa

O Colégio participa num evento organizado pelo Centro Nacional de Cultura destinado a celebrar a diversidade de culturas da União Europeia e promover o sentido de cidadania europeia. O projeto intitulava-se «Ateliers Infantis – O Pequeno Cidadão», e foi apresentado no Teatro Municipal S. Luiz com a participação de várias escolas, que apresentaram peças de teatro, poesia, canto e dança alusivas às diferentes expressões culturais dos Estados-membros da União Europeia.

2000

convite 65 anosA Escola comemora 65 anos de existência. Para assinalar as festividades, teve lugar um concerto comemorativo na Sé de Lisboa, com a atuação da soprano Teresa Cardoso de Menezes e de Sibertan-Blanc, organista titular da Sé .

baloes

2000/2003

convite comenius 1A Q.E.S. participou num Projeto Educativo Europeu – Ação Comenius I, ao abrigo do Programa Sócrates, como instituição coordenadora em conjunto com uma escola inglesa (Shiremoor First School Newcastle) e uma escola italiana (Dirzione Didattica del 5º Circolo di Varese) que também ensina inglês como segunda língua. Durante estes três anos, foram desenvolvidas várias atividades e iniciativas com vista a incutir nos alunos o sentido de cidadania europeia. Estas iniciativas incluíram a participação do Q.E.S. na Expo-Língua no stand da Comissão Europeia, e na Expo-SOCLEO, evento que se realizou na Associação de Turismo de Lisboa e contou com a participação de numerosas instituições que apresentaram os seus produtos finais e experiências no âmbito de projetos transnacionais, financiados pelos Programas Sócrates e Leonardo Da Vinci. Ainda no âmbito da Ação Comenius, três alunas do Colégio (Ana Rafael, Maria de Jesus Costa e Silva e Teresa Captivo) foram premiadas com uma viagem a Roma, no ano de 2001.

2005

Três alunos do Queen Elizabeth’s School – Eduardo Oliveira, Joana Sampaio e Gonçalo Brás – foram premiados com uma Menção Honrosa do Júri no 1º Concurso Escolar Educação XXI, subordinado ao tema «Ambiente e Alimentação». Os alunos participaram no evento com um trabalho elaborado nas aulas de Informática, intitulado «Os Animais Vivem».menção honrosa concurso escolar

14 a 16 de abril de 2005

fotos_stand_EPC 025

Realização do 8º Fórum do Ensino Particular e Cooperativo (EPC), organizado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), no Edifício da Alfândega, no Porto. O 8º Fórum do EPC constituiu um momento muito rico e diversificado, com conferências, debates, simpósios, uma mostra pedagógica de Stands de estabelecimentos de ensino e a apresentação de um espetáculo onde muitos alunos do ensino particular participaram numa grande variedade de artes performativas.

Neste Fórum pudemos contar com a visita ao Stand do Queen Elizabeth’s School de Sua Excelência  o Secretário de Estado da Educação,  Dr. Valter Lemos.

27 de novembro de 2005

noticia festa 70 anos 2Teve lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa o espetáculo comemorativo dos 70 anos da Queen Elizabeth’s School. O evento contou com a direção artística do ator/encenador Marcantónio del Carlo, e incluiu a atuação da Orquestra da Foco Musical, sob a direção do Maestro Jorge Salgueiro, da soprano Teresa Cardoso de Menezes, do coro e do grupo de expressão dramática dos alunos da Q.E.S.. A festa contou com a presença de mais de 600 convidados, estando representadas várias gerações de antigos alunos que passaram por esta escola. Estiveram também presentes no evento representantes de organismos oficiais e entidades internacionais ligados ao setor educativo.

 

Julho de 2006 – Carta de agradecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II

viagem londres 2agradecimento do buckingham palaceNesta data o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, Sr. Dr. Joaquim Pedro de Oliveira Martins, recebeu uma carta em nome de Sua Majestade a Rainha Isabel II a agradecer as lembranças entregues pelos nossos alunos por ocasião do 70º aniversário da Q.E.S. (uma caixa de chá em prata, desenhada especialmente para Sua Majestade com o logótipo e o hino do colégio gravados) a desejar as maiores felicidades para esta instituição. oferta rainha 2006 Estas lembranças foram entregues, pelos alunos do 4º ano, como reconhecimento e gratidão pelo donativo cedido pelo Governo Britânico para a construção das atuais instalações onde se encontra sediada esta escola, a um representante de Sua Majestade a Rainha Isabel II,  no Castelo de Windsor, durante a viagem dos alunos finalistas a Londres, realizada em finais de junho de 2006.

20 de dezembro de 2006

O Queen Elizabeth’s School organizou uma gala para comemorar o seu 71º aniversário e o lançamento do livro “Queen Elizabeth’s School – Espírito e Cultura de Escola” e do DVD “Best of 1935-2005”. Este livro foi publicado com o intuito de valorizar e dar visibilidade ao património humano da QES, dando-o a conhecer pelas palavras, ilustrações e testemunhos dos seus alunos. Esta gala realizou-se na Aula Magna, em Lisboa. Pudemos contar com a presença do Ilustre Presidente da Editorial Verbo, Sr. Dr. Fernando Guedes, editora que publicou este livro; de Sir Jonathan Gayther, em representação de Sua Excelência o Senhor Embaixador do Reino Unido e do Instituto Britânico em Portugal; bem como, de toda a comunidade educativa e antigos alunos da QES.

 

          

11 a 14 de janeiro de 2007

 Realizou-se o 9° Encontro Nacional de Fundações, o qual teve como tema de fundo as “Fundações: Ética e Cidadania”enquanto organizações emergentes da sociedade civil, que têm um papel a desempenhar no reforço de uma cidadania responsável. Neste ano o Encontro Nacional de Fundações integrou-se numa ação mais ampla que contou com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa de “Promoção da Cidadania Europeia Ativa”.

Maio 2007

minimat_1MINImat 5ª Edição “Incutir nos mais novos o prazer de descobrir, através de um jogo, o gosto de aprender Matemática é o grande desafio da MINImat, uma competição de matemática para alunos dos 3º e 4º anos”. No dia 2 de Maio de 2007, os alunos do 3º e 4º anos da QES deslocaram-se a Aveiro para participar, pela primeira vez, na MINImat, uma competição de matemática que reuniu dezenas de escolas e centenas de alunos de todo o País. A Queen Elizabeth’s School obteve o quarto lugar na classificação por Escolas.

Abril de 2008

No dia 29 de abril de 2008, alguns alunos do 3º e 4º anos da QES deslocaram-se a Aveiro para participar, pela segunda vez, na MINImat e na MINIbio, esta última lançada a primeira vez nesse ano, uma competição que tratou temáticas na área de estudo do meio ligadas à biologia, as quais reuniram dezenas de escolas e centenas de alunos de todo o País. A Queen Elizabeth’s School obteve o 2º lugar na MINIbio e o 13º lugar na MINImat (classificações por escolas).

microbio

21 de março de 2009

Os nossos alunos das turmas E4 e S4 participaram com trabalhos escritos no concurso de desenho e escrita Se eu fosse um cientista, da iniciativa do Instituto de Tecnologia Química e Biológica  (ITQB) e da Câmara Municipal de Oeiras, no ano em que se comemorou a vida e obra de Charles Darwin. O desafio  consistia em completar a frase “se eu fosse um micróbio…” numa folha A4 e ilustrá-la com um desenho ou um pequeno texto.

pmate2_2009Os melhores trabalhos foram expostos no dia aberto do ITQB e os vencedores do concurso convidados a passar uma tarde nos laboratórios, fazerem experiências e conhecerem cientistas. Os nossos alunos Matilde Ferreira, Gonçalo Brás e Catarina Correia foram autores de alguns dos trabalhos selecionados, tendo usufruido desta oportunidade única.

29 de abril de 2009

Os alunos do 3º e 4º anos da Q.E.S. participaram mais uma vez nas provas MINImat  e MINIbio,  tendo-se deslocado  à Universidade de Aveiro. Os nossos alunos receberem o 2º prémio na MiniBio, na classificação por escolas.

Page0002Abril e Maio de 2009expoDARWIN

Foi inaugurada em fevereiro de 2012 a exposição A evolução de Darwin na Fundação Calouste Gulbenkian para comemorar o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do livro “A Origem das Espécies”, obra de referência na teoria da evolução das espécies, uma das mais importantes conquistas da história da ciência, com ligações à biologia e à medicina contemporâneas.

Esta exposição despertou nos alunos da QES o interesse pela teoria da evolução das espécies e pela figura de Charles Darwin, tendo sido profundamente desenvolvidas estas temáticas em contexto de sala de aula.

Abril de 2009

No âmbito da campanha “Primavera da Europa 2009”, os alunos da Q.E.S. do 1º Ciclo do Ensino Básico desenvolveram alguns projetos, filmagens de pequenas dramatizações e entrevistas , com a duração de dois minutos cada, tendo por tema figuras que se destacaram nas várias áreas do conhecimento, a nível cultural e histórico, quer numa pespetiva nacional como europeia, e que contribuíram de forma decisiva para o bem da humanidade e são um exemplo a seguir pelo legado que deixaram. A escolha dos nossos alunos incidiu sobre S. Nuno de Santa Maria, no ano da canonização de D. Nuno Álvares Pereira, e Charles Darwin, no ano do seu bicentenário.  Esta campanha esteve aberta a todas as escolas na Europa, desde o pré-escolar até ao secundário, onde os professores foram encorajados a envolver os seus alunos em atividades centradas no debate, interação e reflexão sobre temas de interesse europeu.  Associada ao Ano Europeu da Criatividade e Inovação, esta campanha pretendeu  apoiar diversas formas de criatividade artística, criando um enquadramento que visasse a auto-expressão ao longo da vida, promovesse a diversidade cultural, encorajasse as Tecnologias da Informação e Comunicação para a auto-expressão criativa, contribuindo para uma atitude mais empreendedora e consciente em torno da inovação como caminho para o desenvolvimento sustentável.

16 de Maio de 2009

cristo_rei1[1]Neste dia os nossos alunos participaram, a convite do Movimento Diocesano Local “Crianças Rezam com os Pastorinhos”, nas comemorações do Cinquentenário do Santuário Nacional do Cristo Rei, tendo assistido à chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, recitação do Terço e à celebração da Santa Missa presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na Praça do Comércio. Os alunos seguiram atentamente a imagem de Nossa Senhora de Fátima que atravessou o Tejo numa embarcação da Marinha Portuguesa de Lisboa até Almada. As crianças assistiram a esta travessia acenando com lenços brancos no adeus a Nossa Senhora.

22 de Maio de 2009

Page0001Neste dia decorreu a viagem de final de ano dos alunos do 4º ano. Foram a Aljubarrota, onde tiveram uma visita guiada ao recém inaugurado Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, que incluiu uma apresentação multimédia onde foi invocado D. Nuno Álvares Pereira e a sua estratégia militar, no ano da sua santificação, tendo sido anteriormente beatificado como S. Nuno de Santa Maria em 1918 pelo Papa Bento XV. Os alunos visitaram a Capela de São Jorge – o Santo Padroeiro do Exército Português, viram a bilha de água evocativa da sede sofrida pelos soldados naquele distante dia 14 de Agosto de 1385 e visitaram o Mosteiro da Batalha, com especial destaque para a capela do Fundador, onde estão os túmulos de D. João I, D. Filipa de Lencastre e de alguns dos infantes que fazem parte da ínclita geração.

20 de fevereiro de 2010

Pastorinhos1[1]A nossa escola foi convidada a participar numa velada de oração infantil que ocorreu na Igreja de Sta. Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos  presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado, para comemorar a festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta, Pastorinhos de Fátima, e por intenção da vinda a Portugal do Papa Bento XVI, em Maio de 2010. Esta cerimónia consistiu na recitação do Terço perante o Santíssimo, solenemente exposto no altar. Este tempo de oração infantil foi protagonizado por crianças provenientes de vários colégios católicos e de diversas paróquias da Diocese de Lisboa.

27 de Abril de 2010

penafirme 2009Alguns alunos da Queen Elizabeth’s School representaram o Colégio no encontro de ginástica e Sarau desportivo “Ginástica na Escola”, da iniciativa do Externato de Penafirme, com o apoio da AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo). Neste evento participaram diversos estabelecimentos de ensino de todo o país.

Abril de 2010

A QES foi o primeiro centro de exames do Trinity College London a funcionar em  Lisboa. Dez alunos do 4º ano realizaram pela primeira vez , em junho de 2010, o exame Integrated Skills in English, nível zero, tendo tido bom aproveitamento.Diploma ISE 0 - Trinity College London

Centre_43457_Logo

Trinity College London  é uma entidade examinadora, devidamente acreditada no Reino Unido, sendo ainda um dos dois únicos membros em pleno da ALTE (Association of Languages Testers in Europe). Tem mais de 70 anos de experiência e cerca de 500.000 exames realizados anualmente em todo o Mundo. Um dos objetivos do Trinity é a construção de redes de professores, apoiando a sua formação contínua e permitindo a partilha de boas práticas.

29 de Abril de 2010

IMG_1234prémios minimat e minibioNo dia 29 de Abril de 2010, alguns alunos do 3º e 4º anos da QES deslocaram-se a Aveiro para participar, pela quarta vez, na MINImat e na MINIbio. A Queen Elizabeth’s School obteve o 3 º lugar na MINIbio e o 8 º lugar na MINImat (classificações por escolas).

12 de Maio de 2010

DSC00878imagem_oferta_PAPA

Visita de Sua Santidade o Papa Bento XVI a Portugal. Os dois propósitos principais desta visita papal foram a celebração do 10.º aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta Marto e Francisco Marto, videntes de Fátima e o contacto com as dioceses de Lisboa, Leiria-Fátima e Porto. A QES fez-se representar na celebração eucarística presidida pelo Santo Padre no Terreiro do Paço, por um grupo de alunos, direção, corpo docente e não docente da escola. Os alunos Madalena Nazaré e Ricardo Nobre, acompanhados pela administradora e diretora Sra. Dra. Maria da Conceição de Oliveira Martins, dirigiram-se à Nunciatura Apostólica para deixarem uma lembrança da Queen Êlizabeth’s School ao Papa Bento XVI, duas cartas dos alunos Maria Carolina Paisana Santos e Pedro Miguel Timóteo, testemunhando o seu grande apreço e contentamento pela visita do Santo Padre, um trabalho coletivo realizado no ano da canonização de São Nuno de Santa Maria, , o Livro da escola “Queen Elizabeth’s School-Espírito e Cultura de Escola” e um marcador produzido manualmente que assinalava uma edição especial do Jornal da Escola “The QES Starlight” dedicado ao Adeus ao Santo Padre João Paulo II e a Saudação ao Papa Bento XVI.

21 de Maio de 2010

Neste dia os alunos do 4º ano assistiram à peça de teatro “Bi e Dão” no auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante , promovida pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, no âmbito da celebração da semana da “Diversidade Cultural” e foram entrevistados para o programa de televisão Nós, da RTP2.

Setembro de 2010

logo FLY_LLPInício da Parceria Multilateral entre Escolas Europeias,  Fun Learning for Youngsters –  Fly Project . Este projeto foi financiado pela Agência Nacional do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV), no âmbito do Programa Setorial Comenius e envolveu escolas de quatro países (Portugal – Queen Elizabeth’s School , Inglaterra – Shiremor Primary School, Espanha – Colégio Público Atalía, e Turquia – Kurtulus Ilkogretim Okulu), sendo a QES a escola coordenadora.

1 de Outubro

No âmbito das comemorações do Centenário da Implantação da República, o Museu da Presidência da República preparou um programa de animação dirigido em particular às escolas. Neste sentido, o Serviço Educativo do Museu da Presidência da República convidou cerca de 200 alunos do ensino básico da  QES para  participar gratuitamente nas festividades que prepararam para o dia 1 de outubro da parte da tarde. Os alunos da QES, no decurso desta iniciativa, tiveram oportunidade de visitar os jardins do Palácio de Belém e a exposição “O Tempo da República”.

26 de novembro de 2010

O nosso colégio foi convidado a participar na estreia da exposição  “A Rua é nossa…de todos nós!”, no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa. Esta é uma mostra organizada pelo Institut Pour la Ville en Mouvement (IVM) com itinerância pelo mundo inteiro, visando contribuir para a conceção de soluções inovadoras voltadas para a mobilidade urbana. Esta exposição foca o modo como a rua é vivida, administrada e concebida em diferentes países, mobilizando especialistas e saberes multidisciplinares, difundindo conhecimentos e sensibilizando a opinião pública para a reflexão, que se torna cada vez mais necessária, sobre o futuro das nossas cidades, começando pelas sua ruas.

Inaugurada em Paris em 2007, “A rua é nossa …é de todos nós!” foi concebida por François Ascher, professor do Institut Français d’Urbanisme e Mireille Apel‐Muller, delegada geral do IVM, com a colaboração de especialistas em diferentes disciplinas. A mostra inclui paisagens de cidades de cinco continentes, por meio de um espetáculo audiovisual e painéis fotográficos que ilustram aspectos contemporâneos das ruas do mundo e projetos de arquitetura e urbanismo que questionam as mutações que nelas vêm sendo observadas visando torná‐las um espaço de vida compartilhado.

Os alunos da QES realizaram trabalhos gráficos subordinados ao tema “A rua é nossa, é de todos nós!”, sob a orientação e direção do serviço educativo do MUDE, tendo tais trabalhos passado a fazer parte integrante dessa exposição.

Novembro de 2010

missa 75anosRealizou-se no dia 3 de Novembro às 15 horas na Sé Patriarcal de Lisboa a Missa comemorativa do 75º aniversário do Queen Elizabeth’s School. Todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico assistiram a esta celebração eucarística que marcou o início dos festejos deste aniversário do colégio.

Dezembro de 2010

carta de agradecimentoEm Dezembro de 2010 o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, Senhor Dr. Joaquim Pedro de Oliveira Martins, recebeu uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano, assinada pelo Assessor do Papa Bento XVI, Monsenhor Peter B. Wells, com a honrosa incumbência de exprimir o reconhecimento de Sua Santidade, à Fundação Denise Lester e à Queen Elizabeth’s School pelos diversos presentes com que quiseram homenageá-lo e transmitir os votos de Santo Natal e Feliz Ano Novo para o Senhor Presidente Joaquim Pedro de Oliveira Martins, a referida Fundação e a Queen Elizabeth’s School e conceder-lhes a Benção Apostólica.

12 de dezembro de 2010

Page0001natal 2010

Realizou-se no dia 12 de Dezembro de 2010, na Aula Magna, a peça de Natal comemorativa dos 75 anos da Queen Elizabeth’s School, na qual participaram aproximadamente 390 alunos, tendo os alunos finalistas do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico representado, como é habitual, em inglês, o tradicional Nativity Play, escrito pela fundadora desta escola,  enquanto os restantes alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Pré-escolar fizeram parte do Coro da QES interpretando e cantando cânticos tradicionais natalícios ingleses (Christmas Carols), acompanhados pela Orquesta Didáctica da Foco Musical. Na assistência encontravam-se as famílias dos actuais alunos, antigos alunos e professores, assim como o actual corpo docente e não docente, os Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Denise Lester. Também estiveram presentes representantes de entidades com as quais a Queen Elizabeth’s School mantém relações institucionais na área da educação.

3 a 9 de fevereiro de 2011

Forum Picoas AEV 2011Nestes dias os alunos da Q.E.S. participaram no projeto “Volta às Capitais do Ano Europeu do Voluntariado 2011” (AEV). Decorreu no Fórum Picoas a inauguração oficial em Portugal da “Volta às Capitais” do Ano Europeu do Voluntariado 2011, com a representação da Comissão Europeia em Portugal e a coordenação do AEV 2011. Os alunos dos 2º, 3º e 4º anos da Q.E.S., participaram neste evento com a realização de entrevistas aos representantes de Associações de Solidariedade Social (Associação Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem de Malta, MSV-Movimento ao Serviço da Vida), Organizações Não Governamentais (Comité Português para a UNICEF, OIKOS ), e a Congreção das Irmãs de São José de Cluny (uma ordem monástica feminina da Igreja católica Romana que se dedica à educação e à assistência aos doentes e desfavorecidos), as quais têm vindo a prestar um trabalho de relevo  nesta área do voluntariado. A QES apresentou ainda um slideshow sobre a temática da cidadania ativa e da importância do voluntariado, realizada pelos nossos alunos e orientada pelos seus docentes.

        

feira voluntariadoA convite do Queen Elizabeth’s School, S.E o Presidente da Assembleia Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem Soberana e Militar de Malta, Dr. Dom Augusto de Albuquerque de Athayde, Conde de Albuquerque, e a Secretária do Conselho dessa mesma Assembleia, Senhora Dona Maria da Conceição da Costa Gonçalves Oliveira Martins,, estiveram presentes na inauguração em Portugal da “Volta às Capitais” do Ano Europeu do Voluntariado e os alunos da QES tiveram oportunidade de entrevistar os membros da Direção da Associação Nacional desta Ordem Militar e Religiosa.

1 de Março de 2011

IMG_8004A Queen Elizabeth’s School convidou o Sr. Paulo Espírito Santo, atleta paralímpico da modalidade de ténis adaptado, para vir à nossa escola jogar ténis com os nossos alunos, para sensibilizá-los para a importância da prática do desporto na inclusão e para o facto de ser possível ter uma vida ativa mesmo sofrendo de qualquer deficiência. Nesse mesmo dia os alunos tiveram a oportunidade de jogar basquete e experimentar corridas de cadeira de rodas, tendo sido o equipamento desportivo adaptado para a prática destas modalidades disponibilizado pela Associação Salvador. Neste dia os nossos alunos tiveram a oportunidade de compreender que é possível ter uma vida ativa e praticar desporto mesmo para aqueles que sofram de algum tipo de deficiência motora.

26 Março de 2011

CentenárioRepublica5

No âmbito das comemorações do Centenário da República, foi lançado a toda a comunidade educativa nacional, entre outros, o concurso “Desde quando verde combina com Vermelho – A minha T-shirt da República”, no ano letivo de 2009/2010, promovido, conjuntamente, pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR), pelo Ministério da Educação (ME) por intermédio  da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e  pelo Plano Nacional de Leitura (PNL). Os alunos, Carolina Schneeberger de Ataíde, Filipe Szolnoky da Cunha, Joana Mouzinho e Sofia Cordeiro Charais, da turma E4, sob a orientação da professora e membro da Direção Colegial Pedagógica da QES,  Senhora Dra. Ana Maria Nunes, venceram o prémio da categoria 2 (1.º ciclo do ensino básico) deste concurso. A cerimónia de entrega dos prémios foi presidida por Sua Excelência a Ministra da Educação Dra. Isabel Alçada, numa sessão solene que contou com a presença de alunos, professores e directores  de variados estabelecimentos de ensino, e representantes de vários organismos e entidades nacionais,  ocorrida no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. O prémio foi entregue aos nossos alunos pela Sra. Dra. Fernanda Rollo, Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Nesta cerimónia, os alunos premiados da QES tiveram  oportunidade de oferecer pessoalmente à Senhora Ministra da Educação e à Senhora Presidente da CNCCR, o livro “Queen Elizabeth’s School, Espírito e Cultura de Escola”, da autoria da Fundação Denise Lester, e um DVD de uma festa escolar da QES versando sobre a temática da Implantação da República em Portugal.

29 de março de 2011

Page0002

Convite

IMG_8384-1000

A Queen Elizabeth’s School foi convidada pela Embaixada Britânica, no âmbito da visita de Estado de Suas Altezas Reais, o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha, a levar os seus alunos finalistas a assistir a uma apresentação do cavalo Lusitano no Centro Hípico do Campo Grande, no dia 29 de Março.

Os alunos do 4º ano tiveram oportunidade de cumprimentar e trocar algumas palavras com Sua Alteza Real, a Duquesa da Cornualha.

O Presidente do Conselho de Administração, Senhor Dr. Joaquim Pedro de Oliveira Martins, foi convidado por Sua Excelência o Presidente da República e Senhora Maria Cavaco Silva para o banquete oferecido em honra de Suas Altezas Reais o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha, que se realizou no dia 28 de março de 2011 no Palácio Nacional de Queluz, ao qual  compareceu com a maior honra e gosto.

Oferta da QES a S.A.R.. o Principe Carlos

foto no banqueteO Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, expressou  através de uma carta de boas vindas manuscrita em pergaminho, com iluminuras executadas pelo Mestre Heraldista José  Bénard Guedes, dirigida a Suas Altezas Reais o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha por ocasião da Visita de Estado de SARs a Portugal, o orgulho sentido pelos alunos da QES pelo convite que lhes foi endereçado de assistirem ao evento  hípico de apresentação do cavalo Lusitano no Centro Hípico do Campo Grande, organizado pela Embaixada Inglesa, em honra de SARs. Nesta carta, fez referência ao Projeto Educativo da QES e aos principais objetivos da Fundação Denise Lester no estreitamento dos laços culturais e históricos entre estes dois países alicerçados na aliança anglo-portuguesa, a mais antiga do mundo; expressando a sua gratidão em nome da Queen Elizabeth’s School e da Fundação Denise Lester pelo apoio financeiro dado pelo Governo de Sua Majestade para a construção do edifício onde se encontra atualmente a funcionar este estabelecimento de ensino; e desejando uma boa estadia em Portugal a Suas Altezas Reais.

perspetivo09Juntamente com a carta manuscrita em pergaminho,  ia incluída uma brochura feita pelos alunos por ocasião  da comemoração do cinquentenário da Visita de Estado de Sua Majestade a Rainha Isabel II a Portugal, bem como o filme institucional da comemoração do 75º aniversário da QES, os quais foram entregues na Embaixada Britânica.

 

3 de abril de 2011

Festival foco 2011A Foco Musical – Educação e Cultura promoveu o evento Festival Foco Júnior, que teve lugar no Coliseu dos Recreios em Lisboa e que envolveu todas as escolas que aderiram ao seu projeto musical e  em que as aulas de Educação Musical eram ministradas por docentes dessa instituição, evento este  no qual participaram os nossos alunos do 3º ano. 

31 de março a 29 de abril de 2011

Decorreu na QES a Feira da Saúde envolvendo todos os alunos da nossa Escola. A Feira integrou uma exposição de trabalhos dos alunos e algumas demonstrações de boas práticas alusivas ao tema.

diplomaComeniusWeek2011

Maio de 2011

No âmbito da comemoração da Semana Comenius 2011 que decorreu entre 2 e 9 de maio, a Agência Nacional PROALV, o Serviço Nacional de Apoio eTwinning e os Clubes Europeus, convidaram a nossa escola a associar-se a esta celebração e a organizar diversas iniciativas que pudessem dar visibilidade a todo o trabalho desenvolvido no âmbito do  Programa Comenius. Para divulgar estas iniciativas a Comissão Europeia criou um site denominado “Semana Comenius”, celebrando a colaboração entre escolas na Europa. Durante esta semana organizou-se a Semana Comenius,  envolvendo todos os alunos da QES, uma atividade ligada ao Projeto Comenius FLY onde os nossos alunos organizaram uma exposição de trabalhos realizados pelas 4 escolas participantes na parceria.

15 de Maio de 2011

OrdemMalta_imagem_oferta

grao_mestre_ordem_de_malta2No dia 12 de Maio SAE o Príncipe e Grão Mestre Frei Matthew Festing iniciou a sua visita privada de 4 dias a Portugal participando nas habituais cerimónias religiosas celebradas nos dias 12 e 13 no Santuário de Fátima. No dia 15, pela manhã, no último dia da visita de SAE, o Frei Matthew Festing  assistiu à celebração da Santa Missa na Igreja de Santa Luzia e São Brás, tendo-lhe nessa ocasião sido oferecido e aos membros da sua Delegação diversos presentes, nomeadamente um poster com um texto e desenhos  alusivos à Ordem Soberana e Militar de Malta, elaborados pelos alunos da Queen Elizabeth’s School, e uma brochura contendo trabalhos dos alunos da QES sobre as Organizações Não Governamentais e o Voluntariado.

Outubro de 2011

Oslo_conviteA QES foi convidada a participar num projeto de investigação sobre Arte Global (Global Art Research Project) do “International Museum of Children Art”,em Oslo, Noruega, sobre o tema Humanidade – uma visão da criança sobre a vida, uma lição a tirar e ações a desenvolver (“Humanity – a child’s outlook on life, lesson and actions”). Os nossos alunos elaboraram diversos trabalhos que foram enviados para  fazer parte deste projeto.

Este projeto visou promover uma campanha de sensibilização global dirigida às crianças, cujo objetivo foi levá-las a refletir, expressar-se e agir em prol dos valores e direitos humanos: “Todos temos uma  voz e um grande potencial, mas como deveremos agir de forma a sermos melhores pessoas e vivermos uma vida plena e feliz? Todos olhamos para as coisas de forma diferente e, portanto, o objetivo foi partilhar os pensamentos e  a  criatividade das crianças, para estas refletirem sobre a importância da humanidade, na promoção da paz, respeito, responsabilidade e compaixão pelo próximo, valores estes que levam à transformação e à mudança positiva.”.

8 de dezembro de 2011

HMA condolences

Após 37 anos e meio dirigindo os destinos da Queen Elizabeth’s School e da Fundação Denise Lester, o seu Presidente e ilustre advogado, Sr. Dr. Joaquim Pedro Benthein de Noronha Morais Pinto de Oliveira Martins e Senhora Dona Maria da Conceição da Costa Gonçalves Moreira Oliveira Martins, faleceram num acidente de viação ocorrido no dia 8 de Dezembro perto de Borba, quando se dirigiam a Vila Viçosa onde representariam a Ordem Militar e Soberana de Malta nas cerimónias em honra da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal. A Senhora Dona Maria da Conceição Oliveira Martins  era à data Dama Grã-Cruz de Graça e Devoção e Secretária do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, funções que exercia desde 2006; e o Senhor Dr. Joaquim Pedro de Oliveira Martins era Cavaleiro de Graça e Devoção e desempenhou funções de Presidente do Conselho Fiscal dessa mesma Assembleia (nos mandatos de 1997/1999 – 2000/2002) .

 

4 de janeiro a 24 de fevereiro

O Censo às Fundações decorreu de 4 de janeiro a 24 de fevereiro, no atual contexto de contenção de despesas públicas assumida por Portugal perante a Troika, através da resposta a um inquérito por questionário de participação obrigatória para as fundações, nacionais ou estrangeiras, cujos fins sejam prosseguidos em território nacional, com o objetivo de proceder à avaliação da sua relevância, custo/benefício e viabilidade financeira. Após a conclusão de todo o processo de recolha e análise dos questionários pelo Ministério das Finanças, este divulgou no Portal do Governo o respetivo Relatório Global de Avaliação e Fichas Individuais correspondentes a cada fundação avaliada. Damos aqui conhecer a avaliação da Fundação Denise Lester.

7 de fevereiro de 2012

A nossa escola foi mais uma vez convidada a participar numa Velada de Oração Infantil, iniciativa promovida pelo Movimento Diocesano Local “Crianças Rezam com os Pastorinhos”,  que ocorreu na Igreja de Sta. Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos, presidida pelo Núncio Apostólico em Portugal. Esta cerimónia consistiu na recitação do Terço perante o Santíssimo Sacramento, solenemente exposto no altar e foi animada solenemente por crianças a rezar, cantar e a fazer leituras.

Abril de 2012

A Conferência Internacional CLIL 2012: From Practice to Visions (http://www.europeesplatform.nl/sf.mcgi?4031), decorreu na Universidade de Utrecht. Esta foi organizada pela Plataforma Europeia, pela Rede de Escolas Bilingues Holandesas, pela CLIL Cascade Network e por um consórcio de peritos Holandeses do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Utrecht, da Universidade de Leiden da Universidade de Ciências Aplicadas em Amsterdão.

Esta conferência foi uma excelente oportunidade para reunir professores e investigadores que partilharam saberes, recursos, experiências e novos trabalhos de investigação, na prática da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos numa segunda língua, a nível dos ensinos básico, secundário, vocacional e superior, focando-se na aprendizagem, no ensino, na formação profissional de professores e na liderança educacional.
A QES esteve representada, nesta conferência, nas pessoas da Sra. Dra. Maria da Conceição de Oliveira Martins, Sra. Dra. Ana Nunes, Mrs. Elizabeth Segura e Mrs. Chris Oliveira, sendo estas duas últimas bolseiras de uma ação de formação contínua do Programa Setorial Comenius.

2 maio de 2012

QES144A Queen Elizabeth’s School-Fundação Denise Lester, teve a honra de receber a visita de SAR a Princesa Laurentien para a realização de um workshop sobre o livro da Sua autoria “Mr. Finney e o Mundo de Pernas para o Ar”. A Princesa Laurentien foi acolhida pelos alunos da Infantil que acenavam com a Bandeira Holandesa à sua passagem, até chegar, na companhia de um dos administradores da Fundação Denise Lester, Mr. Simon Peter Stilwell, à sede da Fundação, sita no edifício da Escola. Na sede da Fundação, foram-lhe apresentados os administradores, Sr. Dr. Júlio Gião Marques e Sra. Dra. Maria da Conceição de Oliveira Martins, bem como os convidados da escola que aí se encontravam, sendo de destacar SAR o Senhor Dom Miguel de Bragança, Duque de Viseu e Ms. Anke Schaeffers, Diretora da Secção de Imprensa e Cultura da Embaixada Holandesa.desenho laurentien

A  Princesa Laurentien foi designada em 2009, enviada especial da UNESCO, na Literacia para o Desenvolvimento no reconhecimento do seu empenho inexcedível na promoção da educação e na sua profunda dedicação aos ideais e objetivos daquela instituição. Em 2010 recebeu o Major Bosshardt Prize pelo seu trabalho no combate à iliteracia. A Queen Elizabeth’s School-Fundação Denise Lester, teve o prazer de receber, como convidados para este dia solene, representantes da Fundação Calouste Gulbenkian – enquanto entidade promotora do lançamento oficial do livro “Mr. Finney e o Mundo de Pernas para o Ar”, juntamente com a Editora Esfera do Caos – que se fizeram representar respetivamente pela Sra. Dra. Maria Helena Borges, Diretora do Departamento de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian, a Sra. Dra. Ana Barcelos Pereira, membro do Gabinete do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, a Sra. Dª. Sara Pais, do Departamento de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian e o Sr. Dr. Francisco Abreu, em representação da Editora Esfera do Caos. 

Page0001

SAR a Princesa Laurentien realizou um workshop sobre o livro “Mr. Finney e o Mundo de Pernas para o Ar”, do qual é autora, dirigido aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Queen Elizabeth’s School, tendo lido um capítulo do livro entitulado “Florestas Vazias e Animais Zangados”, ao qual se seguiu um diálogo, em língua Inglesa, com os alunos, sobre os personagens da história, a razão do título do livro, da escolha do nome da personagem principal – Mr. Finney. Seguiu-se um Porto de Honra na sede da Fundação Denise Lester, após o qual alguns alunos do 3º e 4º anos e antigos alunos que frequentam o Clube de Inglês da Queen Elizabeth’s School tiveram a oportunidade de, acompanhados pelos seus Professores e Direção, assistirem à sessão de lançamento oficial do livro “Mr. Finney e o Mundo de Pernas para o Ar”, para a qual o nosso Colégio foi convidado, apresentado pela escritora Sra. Dra. Isabel Alçada, na Fundação Calouste Gulbenkian e a uma sessão de autógrafos com  SAR a Princesa Laurentien.


27 de Maio de 2012

Neste dia decorreu o Sports Day 2012 – FLY Mini-Olympic Games – no INATEL, Parque de jogos 1º de maio. O tema do Sports Day deste ano foram os Jogos Olímpicos e os valores que  simbolizam. Este evento foi o culminar do Projeto FLY (Fun Learning for Youngsters), do qual a nossa escola foi coordenadora, tratando-se de uma parceria entre escolas Europeias (Queen Elizabeth’s School – Portugal, Shiremoor Primary School – Inglaterra, Colégio Público Atalia – Espanha e Kurtuluş Ilköğretim Okulu -Turquia) financiado pelo Programa  Sectorial Comenius da Agência Nacional PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida). Durante a cerimónia de abertura foram apresentadas danças típicas dos 4 países participantes na nossa parceria e apresentadas algumas modalidades olímpicas praticadas nas 4 escolas participantes desta  parceria educativa europeia.

1 de junho de 2012

A Fundação Denise Lester foi convidada pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), instituição que representa em Portugal o movimento  de apoio à preservação do património cultural da Europa Europa Nostra, na pessoa da Senhora Dr.ª Maria da Conceição de Oliveira Martins, para assistir à Cerimónia de entrega do prestigiado Prémio da União Europeia que promove a excelência do Património Cultural da Humanidade – “Europa Nostra  – European Heritage Awards Ceremony”, o qual teve lugar no dia 1 de Junho de 2012, no emblemático Mosteiro dos Jerónimos.

Europa Nostra Awards 2012A cerimónia de atribuição do prémio da União Europeia para a Preservação do Património Cultural/ Concurso Europa Nostra 2012, decorreu sob o patrocínio e presença de S.E. o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e sob o patrocínio de S.E. o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e na presença de Suas Altezas Reais os Príncipes das Astúrias.

A abertura da cerimónia foi feita pelo Senhor Presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, seguindo-se os discursos da Senhora Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude Androulla Vassiliou, e do Senhor Presidente da Europa Nostra, o famoso tenor Plácido Domingo.

“A Europa Nostra é a voz do património cultural europeu. Congrega e representa 250 Organizações Não-Governamentais e Organizações Sem Fins Lucrativos com uma representatividade e participação da ordem global de cerca de 5 milhões de cidadãos de toda a Europa. Conta ainda com o apoio direto de mais de 1500 membros individuais e mais de 150 entidades públicas e empresas. A sua vasta rede de profissionais e voluntários procura salvaguardar o património cultural e natural europeu para as gerações presente e futuras. (…)

De entre os vinte e oito projetos galardoados, entre os quais se encontra, em Portugal, a recuperação dos seis orgãos da Basílica de Mafra, seis receberam ainda o Grande Prémio, que distingue projectos de excecional relevância no património europeu.”

Centro Nacional de Cultura (CNC)

Setembro de 2012

Conclusão do Projeto FLY marcada pela conclusão do site da parceria em www.flyproject.org.

avaliacao

9 de Dezembro de 2012

foto missal 9 dezembro

Ver missal

Neste dia decorreu a Missa de homenagem ao Senhor Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester – Senhor Dr. Joaquim Pedro Bentheim Noronha Morais Pinto de Oliveira Martins e Senhora Dona Maria da Conceição Oliveira Martins (vítimas de acidente de viação), pelos 37 anos e meio de serviço dedicado a esta Instituição (colaborador da Fundação Denise Lester desde 1974, vogal do Conselho de Administração desde 1976 e Presidente desse mesmo Conselho desde 1982), por ocasião do primeiro aniversário do seu falecimento. A Missa foi celebrada na Sé de Lisboa com a participação do grupo coral da Queen Elizabeth’s School, do quarteto de cordas da Orquestra Didática da Foco Musical, da Soprano Conceição Seabra Galante e do Tenor Bruno Menezes de Ribeiro.

20 de Dezembro de 2012

lar idosos

Durante a época natalícia é usual os alunos da QES  visitarem lares de terceira idade e dar apoio a instituições de solidariedade social, angariando  fundos e géneros alimentares para lares de terceira idade, centros de apoio a crianças desfavorecidas e aos sem abrigo.

Neste dia alguns dos nossos alunos visitaram um lar de terceira idade em Carnide, pertencente à Confraria de São Vicente de Paulo. Como é habitual todos os anos, durante a época natalícia, a QES faz uma recolha de bens alimentares e materiais escolares que depois entrega no Centro Social do Menino de Deus, pertencente à Congregação das Irmãs de São José de Cluny.

Dezembro 2012

capa EVIDENT

ver apresentação do projeto

A QES foi recentemente convidada para participar numa parceira educativa com vista à constituição de um consórcio internacional na área da formação contínua de professores e liderança escolar, tendo como objetivo principal a preparação de um Quadro Conceptual Comum de Referência com princípios que evidenciem boas práticas pedagógicas comprovadas cientificamente por Centros de Investigação e Instituições de Ensino Superior, mediante o acompanhamento de estudo de casos em Escolas Piloto (tendo sido a Queen Elizabeth’s School indicada para ser uma dessas escolas) e Centros de Formação Profissional pertencentes ao referido consórcio, visando a excelência na qualidade do ensino desde o pré-escolar até ao ensino universitário. De 12 a 15 de dezembro de 2012 decorreu em Ostend, na Bélgica, a visita preparatória para a elaboração da candidatura a um Projeto Multilateral no âmbito do Sub-Programa Comenius do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, tendo-se deslocado a Ostend com este propósito, em representação da Direção Colegial da QES, a Sra. Dra. Maria da Conceição de Oliveira Martins e a Sra. Dra. Ana Maria Casimiro Nunes.

Janeiro 2013

Foi apresentada em janeiro de 2013 uma candidatura a um Projeto Multilateral, no âmbito do Sub-Programa Comenius do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA) da Comissão Europeia, denominado EVIDENT-Evidence Informed Teaching and Learning through Professional Learning Communities, tendo em vista o financiamento de um consórcio internacional na área da formação contínua de professores e liderança escolar. Dado o nível elevado de competitividade na aprovação destas candidaturas, a taxa de sucesso em 27 de julho de 2013 foi apenas de 12%,  não tendo o projeto apresentado obtido financiamento e por conseguinte não tendo sido constituído o referido consórcio.

Comentários estão fechados