QES – Queen Elizabeth's School

Fundação Denise Lester - Queen Elizabeth's School

"Look up, you always find a star in your life" - Margaret Denise Eileen Lester, O.B.E.

Projeto Educativo Europeu – Comenius (1999-2002)

duploObjetivos

Incutir um maior sentido de liberdade, responsabilidade e solidariedade, capacidade de compreensão e relacionamento entre culturas e povos.

Fazer com que as crianças tomem consciência da sua identidade e dos valores nacionais.

Valorizar a riqueza da diversidade cultural entre os países europeus e a sua importância na descoberta de valores comuns na criação de uma Europa mais unida.

Levar os alunos a assumirem plenamente o projeto da União Europeia, cujo sucesso está condicionado ao entusiasmo e adesão dos jovens aos valores que encarna.

Promover discussões sobre assuntos de maior interesse para os cidadãos da Europa de amanhã, como sejam: o papel do euro, a defesa dos direitos humanos, a igualdade de oportunidades e a preservação do meio ambiente.

Sensibilizar as crianças para as questões ambientais de forma aos alunos adotarem estilos de vida saudáveis e ecológicos.

Descobrir novos métodos de aprendizagem resultantes da troca de experiências com escolas de outros países, e por conseguinte, com sistemas educativos diferentes.

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Atividades

Os trabalhos mais significativos realizados no âmbito deste projeto estão arquivados num CD-Rom “European Citizens of Tomorrow”, cuja compilação foi da responsabilidade da nossa Escola.

Pesquisas bibliográficas subordinadas ao tema da cidadania europeia.

Interpretação de textos literários com os alunos, que possam enriquecer o tratamento do tema.

Troca de correspondência e trabalhos subordinados a temas específicos relacionados com a temática do projeto, entre alunos das escolas envolvidas neste projeto.

Elaboração e realização de textos dramáticos, alusivos às tradições dos diversos países envolvidos no projeto a nível literário, musical, de jogos tradicionais e danças populares com os respetivos trajes.

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Melhoria dos conhecimentos num domínio específico

Estudo aprofundado dos direitos humanos e direitos da criança, bem como do significado do princípio da igualdade de oportunidades, com ênfase para a igualdade de sexos, de raças e solidariedade para com os carenciados, deficientes e idosos.

Na Religião praticou-se uma educação para a tolerância respeitando outros credos.

Na área da música houve uma sensibilização para o conhecimento das obras musicais ligadas aos países da União Europeia e seus compositores, em termos comparativos com os nacionais.

No desporto focou-se o tema dos jogos olímpicos, com especial destaque para o ténis e para o futebol que são modalidades comuns a todos os países participantes neste projeto.

Implementou-se, na Informática, o sistema de vídeo conferência processado via Internet, de forma a que os professores e alunos das escolas parceiras possam entrar em contacto direto uns com os outros.

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Contribuição para o desenvolvimento da dimensão europeia da escola

O trabalho de pesquisa levado a cabo por professores e alunos, foi no sentido de encontrar referências comuns, partindo da diversidade cultural e linguística dos vários Estados Membros para a ideia da União Europeia, como um espaço alargado e sem fronteiras.

É, precisamente porque os Europeus partilham valores de liberdade, justiça, tolerância e solidariedade que há uma mentalidade europeia de humanização centrada na dignidade da pessoa, nos seus valores e atitudes: uma Europa verdadeiramente democrática, forte e unida, que terá um papel importante a desenvolver a nível mundial.

É na escola que os alunos devem interiorizar o sentido do que é a vida em comunidade e de pertença a um estado nação, que representa um ordenamento jurídico, herdeiro de uma história, cultura e de uma língua, em que todos os membros são chamados a participar na vida pública com direitos e deveres que fazem parte das regras da vida em sociedade.

Os alunos também têm que tomar a consciência que pertencem à União Europeia que representa um projeto político e económico, com amplas repercussões a nível cultural e social, nomeadamente no aparecimento do estatuto de cidadão europeu que significa ter o direito de circular e residir livremente em qualquer um dos Estados Membros nas mesmas condições que os nacionais desses Estados.

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