No âmbito da sua ação a QES defende os princípios educativos preconizados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Convenção Europeia dos Direitos do Homem, na Convenção sobre os Direitos da Criança e na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Os objetivos gerais do projeto educativo da QES foram definidos de acordo com o preconizado na Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo, tendo em vista o desenvolvimento dos princípios de um Estado de Direito Democrático, enquanto matriz de uma cultura de humanismo centrada na defesa da dignidade da pessoa e de uma educação para a cidadania promotora do exercício responsável da liberdade individual e dos deveres do aluno, no respeito pelos valores consagrados constitucionalmente, nomeadamente o conhecimento da Bandeira e do Hino de Portugal, enquanto símbolos nacionais de referência.
Objetivos gerais do projeto educativo da QES:
– Educar futuros cidadãos responsáveis com sólida formação moral, espírito crítico, sentido estético e criativo.
– Sensibilizá-los para a sua identidade pessoal e social; para a diversidade linguística e cultural de outros povos, grupos étnicos e religiosos.
– Contribuir para o desenvolvimento global da criança, nas vertentes física, social, moral, emocional e intelectual, respeitando a individualidade do aluno.
– Formar cidadãos responsáveis com sólida formação moral,espírito crítico, sentido estético e criativo.
– Encarar o aluno como o centro de todo o processo de ensino/aprendizagem, valorizando-se as diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão.
– Conseguir respostas educativas adequadas de modo a despertar nos alunos a natural curiosidade pelo saber e gosto pelo estudo.
– Promover, em especial, o mérito, a assiduidade, a responsabilidade, a disciplina, a integração dos alunos na comunidade educativa e na escola.
– Desenvolver o pensamento autónomo na elaboração de juízos de valor e tomadas de atitude face às situações relacionadas com a vivência diária das crianças.
– Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, da sua autoestima, confiança e motivação.
– Envolver a família na vida da Escola e fazer com que haja participação e identificação pessoal daquela com a política educativa adotada.
– Colaborar com a família na formação da personalidade da criança dando primazia à cooperação e ao diálogo construtivo.
Promover a educação para a saúde e qualidade de vida da criança, garantindo as ações necessárias que a sensibilizem para a importância do equilíbrio ecológico.
– Fazer prevalecer o humanismo, a dignidade e integral desenvolvimento do ser humano fundada no respeito pelos direitos fundamentais.
– Abrir portas ao diálogo, tolerância e solidariedade social no combate a todas as formas de exclusão e discriminação social, aceitando e respeitando as diferenças dos outros.
– Contribuir para a construção de um mundo mais fraterno, solidário e justo dando testemunho de generosidade e de ajuda ao próximo.