QES – Queen Elizabeth's School

Fundação Denise Lester - Queen Elizabeth's School

"Look up, you always find a star in your life" - Margaret Denise Eileen Lester, O.B.E.

Valores

No âmbito da sua ação a QES defende os princípios educativos preconizados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Convenção Europeia dos Direitos do Homem, na Convenção sobre os Direitos da Criança e  na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Os objetivos gerais do projeto educativo da QES foram definidos de acordo com o preconizado na  Constituição da República Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo,  tendo em vista o desenvolvimento dos princípios de um  Estado de Direito Democrático, enquanto matriz de uma cultura de humanismo centrada na defesa da dignidade da pessoa e de uma educação para a cidadania promotora do exercício responsável da liberdade individual e dos deveres do aluno, no respeito pelos valores  consagrados constitucionalmente, nomeadamente o conhecimento da Bandeira e do Hino de Portugal, enquanto símbolos nacionais de referência.

Objetivos gerais do projeto educativo da QES:

– Educar futuros cidadãos responsáveis com sólida formação moral, espírito crítico, sentido estético e criativo.

– Sensibilizá-los para a sua identidade pessoal e social; para a diversidade linguística e cultural de outros povos, grupos étnicos e religiosos.

– Contribuir para o desenvolvimento global da criança, nas vertentes física, social, moral, emocional e intelectual, respeitando a individualidade do aluno.

– Formar cidadãos responsáveis com sólida formação moral,espírito crítico, sentido estético e criativo.

– Encarar o aluno como o centro de todo o processo de ensino/aprendizagem, valorizando-se as diferentes formas de conhecimento, comunicação e   expressão.

– Conseguir respostas educativas adequadas de modo a despertar nos alunos a natural curiosidade pelo saber e gosto pelo estudo.

– Promover, em especial, o mérito, a assiduidade, a responsabilidade, a disciplina, a integração dos alunos na comunidade educativa e na escola.

– Desenvolver o pensamento autónomo na elaboração de juízos de valor e tomadas de atitude face às situações relacionadas com a vivência diária das crianças.

– Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, da sua autoestima, confiança e motivação.

– Envolver a família na vida da Escola e fazer com que haja participação e identificação pessoal daquela com a política educativa adotada.

– Colaborar com a família na formação da personalidade da criança dando primazia à cooperação e ao diálogo construtivo.

Promover a educação para a saúde e qualidade de vida da criança, garantindo as ações necessárias que a sensibilizem para a importância do equilíbrio ecológico.

– Fazer prevalecer o humanismo, a dignidade e integral desenvolvimento do ser humano fundada no respeito pelos direitos fundamentais.

– Abrir portas ao diálogo, tolerância e solidariedade social no combate a todas as formas de exclusão e discriminação social, aceitando e respeitando as diferenças dos outros.

– Contribuir para a construção de um mundo mais fraterno, solidário e justo dando testemunho de generosidade e de ajuda ao próximo.