QES – Queen Elizabeth's School

Fundação Denise Lester - Queen Elizabeth's School

"Look up, you always find a star in your life" - Margaret Denise Eileen Lester, O.B.E.

Historial da Queen Elizabeth’s School e da Fundação Denise Lester de 1982 a 2012

1982 – Assume a Presidência do Conselho de Administração o SR. DR. JOAQUIM PEDRO BENTHEIM DE NORONHA MORAES PINTO DE OLIVEIRA MARTINS. Nasceu na freguesia de Santa Isabel, Lisboa, a 19/02/1930. Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, em julho de 1954, exercendo a advocacia desde 1956, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, desde o falecimento da fundadora, Miss Denise Eileen Lester, em 1982, vogal do Conselho de Administração desde 1974, tendo ocupado o lugar do Sr. Professor Doutor Marcelo Caetano, vogal do mesmo Conselho quando este foi residir para o Brasil. Cavaleiro de Graça e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta, admitido na Ordem em 1985, Presidente do Conselho Fiscal da Assembleia Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem de Malta (nos mandatos de 1997/1999, 2000/2002) e seu Consultor Jurídico, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Frei Manuel Pinto da Fonseca e seu Consultor Jurídico (durante estes dois mandatos), Presidente do Conselho de Curadores daquela Fundação (por delegação e em representação de S. A. R. o Senhor Dom Miguel de Bragança, Duque de Viseu), Cavaleiro da Ordem de São Maurício e São Lázaro (da Casa de Sabóia), Cavaleiro de Jure Sanguinis da Ordem Constantiniana de São Jorge, Membro da Real Irmandade de Nossa Sra. da Conceição de Lamego, Presidente do Conselho Geral e da Mesa da Assembleia Geral do Centro Desportivo Católico de Portugal (associação desportiva de apostolado católico de que foi um dos fundadores e seu Presidente da Direção), sócio e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Albergues Noturnos de Lisboa, membro do Conselho de Administração do Amade, tenente miliciano do Serviço de Administração Militar do Exercito Português, Presidente da Direção da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e membro da sua Junta de Delegados, aluno do Liceu Passos Manuel, aluno da Queen Elizabeth’s School. Sofreu um acidente de viação fatal, a 8 de dezembro de 2011, quando se dirigia a Vila Viçosa em representação da Associação Portuguesa dos Cavaleiros da Ordem de Malta nas cerimónias em honra da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal.

1capa livro star985 – Celebram-se os 50 anos do Queen Elizabeth’s School. Numa iniciativa do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, e como forma de homenagem à fundadora do Colégio, é publicada a autobiografia de Miss Lester, «Look Up – There’s Always A Star».

1987 – Suas Altezas Reais os Príncipes de Gales, Carlos e Diana, visitam o Queen Elizabeth’s School, onde são recebidos com a entoação do hino do Colégio, visitam o mesmo e convivem informalmente com os seus alunos.

1988 – Dois alunos do Q.E.S. – José Manuel Rafael Costa Luz (Prémio de Prata) e Francisco José Caseiro Rodrigues Prata visita principes gales(Prémio de Bronze) – são premiados no Japão no âmbito de um concurso promovido pelas Nações Unidas a nível mundial, realizado a propósito do «International Year of Shelter for the Homeless». O concurso consistia na elaboração de trabalhos artísticos sobre a temática das condições de habitação e modos de vida de cada criança, visando uma reflexão sobre ações que se poderão desenvolver para promover a melhoria das condições de vida no planeta no futuro próximo. Participaram no concurso crianças oriundas de mais de 40 países.

conselho administração e embaixador reino unido

1995 – O Queen Elizabeth’s School celebra o seu 60º aniversário. Os Pais dos alunos foram convidados para um cocktail, no qual estiveram presentes o Secretário de Estado de Ação Educativa Dr. Guilherme de Oliveira Martins (na fotografia, à esquerda), o Embaixador do Reino Unido, Sir Roger Westbrook (à direita) e o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Denise Lester, Dr. Joaquim Pedro de Oliveira Martins (ao centro).

1998 – O Colégio participa num evento organizado pelo Centro Nacional de Cultura destinado a celebrar a diversidade de culturas da União Europeia e promover o sentido de cidadania europeia. O projeto intitulava-se «Ateliers Infantis – O Pequeno Cidadão», e foi apresentado no Teatro Municipal S. Luiz com a participação de várias escolas, que apresentaram peças de teatro, poesia, canto e dança alusivas às diferentes expressões culturais dos Estados-membros da União Europeia.

2000 – A Escola comemora 65 anos de existência. Para assinalar as festividades, teve lugar um concerto comemorativo na Sé de Lisboa, com a atuação da soprano Teresa Cardoso de Menezes e do organista Sibertan-Blanc.

2000/2003 – O Q.E.S. participou num Projeto Educativo Europeu – Ação Comenius I, ao abrigo do Programa Sócrates, como instituição coordenadora em conjunto com uma escola inglesa (Shiremoor First School Newcastle) e uma escola italiana (Dirzione Didattica del 5º Circolo di Varese) que também ensina inglês como segunda língua. Durante estes três anos, foram desenvolvidas várias actividades e iniciativas com vista a incutir nos alunos o sentido de cidadania europeia. Estas iniciativas incluíram a participação do Q.E.S. na Expo-Língua no stand da Comissão Europeia, e na Expo-SOCLEO, evento que se realizou na Associação de Turismo de Lisboa e contou com a participação de numerosas instituições que apresentaram os seus produtos finais e experiências no âmbito de projetos transnacionais, financiados pelos Programas Sócrates e Leonardo Da Vinci. Ainda no âmbito da Ação Comenius, três alunas do Colégio (Ana Rafael, Maria de Jesus Costa e Silva e Teresa Captivo) foram premiadas com uma viagem a Roma, no ano de 2001.

2005 –Três alunos do Queen Elizabeth’s School – Eduardo Oliveira, Joana Sampaio e Gonçalo Brás – foram premiados com uma Menção Honrosa do Júri no 1º Concurso Escolar Educação XXI, subordinado ao tema «Ambiente e Alimentação». Os alunos participaram no evento com um trabalho elaborado nas aulas de Informática, intitulado «Os Animais Vivem».

noticia festa 70 anos 2

27 de novembro de 2005 – Teve lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa um espetáculo comemorativo dos 70 anos do Queen Elizabeth’s School (Q.E.S.). O evento contou com a direção artística do ator/encenador Marcantónio del Carlo, e incluiu a atuação da Orquestra da Foco Musical (cujos arranjos musicais foram da autoria do Maestro Jorge Salgueiro), da soprano Teresa Cardoso de Menezes, da atriz Maia Ornelas, do coro e do grupo de expressão dramática dos alunos do Q.E.S., sob a orientação dos professores Diogo Dias e João Silva, e Miss Alyson Holt Pereira, respetivamente.

A festa contou com a presença de mais de 600 convidados, estando representadas todas as faixas etárias e gerações que passaram pelo Colégio. Estiveram também presentes no evento representantes de Organismos Oficiais, Entidades Internacionais e de outros Colégios.

Comentários estão fechados