QES – Queen Elizabeth's School

Fundação Denise Lester - Queen Elizabeth's School

"Look up, you always find a star in your life" - Margaret Denise Eileen Lester, O.B.E.

Dra. Ana Maria Alves Casimiro Nunes

miss ana nunes

ANA MARIA CASIMIRO ALVES NUNES, nasceu na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, Lisboa, a 9/11/1954. É Licenciada em Artes-Plásticas – Pintura – pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBA-UL, 1992); Participou no Curso de Formação “Do texto à Cena” no Centro Cultural Malaposta, pela Associação de Municípios para a Área Sociocultural (1992); Participou na “Mostra de Ideias e Materiais – Mudança Curricular nos Ensinos Básicos e Secundário”, pelo Instituto de Inovação Educacional, Departamento da Educação Básica, Departamento do Ensino Secundário (2001); Frequentou o Curso Livre “O Egipto dos Faraós no Contexto do Antigo Oriente”, pela Universidade Aberta (2006); Participou no curso “Cultural Experience Course”, pelo Camden College of English (2007); realizou o Curso “CLIL3b 2008: Linguistic Immersion Course in English for Bilingual Teachers” (agosto 2008; Norwich Institute for Language Education); participou no curso “Quality Criteria in CLIL Materials”, que teve lugar em Eistatt, Alemanha,  organizado pela Universidade de Verão da Lapónia, em 2009 e tem o Certificado de Formação Profissional no Programa de Inglês Geral – Nível B2 – pelo British Council (2012). Da sua experiência profissional destaca-se: Membro da Direção Pedagógica Colegial da “Queen Elizabeth’s School”, nomeação por despacho de 23 de outubro de 2002 da Direção Regional de Educação de Lisboa, a qual consta do alvará nº. 723 da entidade titular da QES desde 2002; Coordenadora da área Cultural e Atividades Circum-escolares desde 1992 e Professora de Expressão e Educação Plástica desde 1984 na mesma instituição; Membro dos quadros da QES desde Outubro de 1974.

 

 

 

 

 

Ações desenvolvidas a nível da Direção da Queen Elizabeth’s School (QES):

  • Sob a sua orientação, dois alunos da Q.E.S. – José Manuel Rafael Costa Luz (Prémio de Prata) e Francisco José Caseiro Rodrigues Prata (Prémio de Bronze) – foram premiados no Japão no âmbito de um concurso promovido pelas Nações Unidas a nível mundial em 1988, realizado a propósito do «International Year of Shelter for the Homeless». O concurso consistia na elaboração de trabalhos artísticos sobre a temática das condições de habitação e modos de vida de cada criança, visando uma reflexão sobre ações que se poderão desenvolver para promover a melhoria das condições de vida no planeta no futuro próximo. Participaram no concurso crianças oriundas de mais de 40 países.
  • Participou num Projeto Educativo Europeu sob a temática da cidadania europeia, no âmbito do Programa Sócrates Comenius, Ação 1, com a duração de três anos letivos (de setembro de 1999 a junho de 2002), cuja candidatura foi aprovada pela Agência Nacional Portuguesa, financiado pelo Programa Comunitário Sócrates.
  • Colaboração na redação e ilustração do Livro “Queen Elizabeth’s School – Espírito e Cultura de Escola”, da autoria da Fundação Denise Lester, editado pela Verbo em dezembro de 2006, com o ISBN-10:989-20-0403-5.
  • Participou numa parceria Multilateral entre escolas Europeias no âmbito do Programa Setorial Comenius com a duração de dois anos letivos (setembro de 2010 a setembro de 2012). Nesta parceria foi desenvolvido o Projeto FLY (Fun Learning for Youngsters) cujo objetivo principal foi aumentar os níveis de sucesso dos alunos e desenvolver a capacidade de aprender a trabalhar com os alunos e professores das outras escolas envolvidas neste projeto sobre temas como a diversidade de culturas e línguas europeias e o valor dessa diversidade, assim a promoção de uma cidadania europeia ativa.
  • Coordenadora dos trabalhos apresentados em 2010 ao concurso nacional promovido pela Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e Plano Nacional de Leitura “Desde quando Verde combina com Vermelho? A minha T-Shirt da República”, tendo os alunos Carolina Ataíde, Filipe Cunha, Joana Mouzinho e Sofia Charais ganho o Prémio da Categoria 2 – 1º Ciclo do Ensino Básico.
  • Participação na visita preparatória para a elaboração da candidatura a um Projeto Multilateral denominado Evidence Infomed Teaching and Learning through Professional Learning Communities / “EVIDENT” no âmbito do Sub-Programa Comenius do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA) da Comissão Europeia, tendo-se deslocado a Ostend, na Bélgica, com este propósito, em representação da Direção Colegial da QES, a qual foi apresentada em janeiro de 2013, tendo em vista o financiamento de um consórcio na área da formação profissioal de professores e da liderana escolar, o qual não se concretizou dado o nível elevado de competitividade na aprovação das candidaturas, cuja taxa de sucesso foi apenas de 12%.
  • Responsável pelos trabalhos dos alunos da Queen Elizabeth’s School apresentados na 2ª edição do Concurso Imagens Contra a Corrupção, promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção, em junho de 2014.
  • Com a colaboração dos dois outros membros da Direção e o apoio dos professores de inglês da Queen Elizabeth’s School preparou o acolhimento de dois eventos na área da formação de professores, um organizado pelo Cambridge International Examinations, denominado “Introductory Cambridge Primary professional development course” que decorreu em fevereiro de 2014; e um outro pelo Trinity College London, com a temática “Integrated Skills in English revised (Exames ISE) e sessões académicas sobre Cooperative learning using Dictogloss”, apresentado por James Easton, que decorreu em outubro de 2015.

 

Das Ações de Formação que frequentou são de salientar:

 

  • NILE CLIL conference “The Best of Both Worlds? International Perspectives on CLIL”, que teve lugar na Universidade de East Anglia, Norwich, UK, em 2008;
  • “CLIL International Conference, In Pursuit of Excellence”, organizada pelas Universidades de Eichstatt (Alemanha) e Jyvaskyla (Finlândia), em conjunto com o CLIC Cascade Network (CCN, patrocinado pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia), em 2010;
  • “School Leadership for the 21st Century”, com a participação de Fred Brown (Consultor Educacional), organizada pelo National Association of Elementary School Principals, e pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), em 2010;
  • “ECNAIS Conference 2010: Quality and Evaluation of Independent Schools”, organizada pelo European Council of National Associations of Independent Schools, que teve lugar em Helsínquia, Finlândia, de 14 a 17 de abril de 2010;
  • “10th International Confederation of Principals (ICP) World Convention in Toronto – Leading Student Achievement: An International Odyssey”, que teve lugar em Ontario, organizada pelo Ontario Principals’ Council (OPC), em parceria com The Catholic Principals’ Council of Ontario (CPCO), l’Association des Directions et Directions Adjointes des Écoles Franco-Ontariennes (ADFO) e o respetivo Ministério da Educação, em agosto de 2011;
  • “Conferência Anual da ECIS (European Council of International Schools)”, com o tema “Courageous Leadership”, que teve lugar em Lisboa, de 16 a 2o de novembro de 2011;
  • “CLIL 2012 International Conference: From practice to visions”, organizada pela Universidade de Utrecht, em abril de 2012.
  • “O Novo Programa de Matemática No 1º Ciclo do Ensino Básico”, que decorreu de 26/02/2013 a 21/05/2013, no Colégio Queen Elizabeth’s School, com a duração de 25 horas presenciais + 25 horas autónomas, promovido pelo Centro de Formação Almadaforma, tendo obtido a classificação de Muito Bom – 8 valores, a que corresponde 2 créditos.

Comentários estão fechados